Uma professora de matemática de 43 anos foi ontem espancada no Porto pelos pais de uma aluna de 12, depois de lhe ter apreendido o telemóvel. A miuda não é inocente na história, uma vez que disse aos pais que tinha sido agredida pela professora, mas ainda assim nada justifica esta atitude.
Como é obvio esta situação gera medo por entre os professores. “Estamos preocupados com a nossa segurança, pela forma como os pais conseguiram entrar na escola sem que ninguém os impedisse”, disse um professor, que não quis ser identificado.
Dezenas de pais surgiram à hora do almoço obrigando a PSP a enviar quatro carros patrulha.
Pelas 13h a escola pedira ajuda à PSP. Uma docente de 43 anos tinha sido agredida durante a manhã. Tirara o telemóvel a uma aluna de 12 anos que o usava à socapa na aula de educação visual. No final, a aluna do 6.º ano exigiu o telemóvel de volta. A explicação da professora de que a regra era entregá-lo à direcção da escola não a satisfez. Tirou o telemóvel a um colega e ligou aos pais. Disse-lhes que tinha sido agredida pela professora. Foi o suficiente para os pais, que segundo relatos dos outros alunos são de etnia cigana, lá irem e baterem na professora.
E recebem o mínimo pois!!!!
Rendimento mínimo… agressividade máxima
não é por receberem o “minimo” que têm esta atitude…estão habituados a fazer tudo e ninguem lhes pega devido à etnia…falta de educação por parte dos pais que permitem que um filho ainda se queixe por estar a usar o telemovel numa aula…
Como sera a educacao dessa menina ,se sempre ouvi falar que educao vem do berco , tire sua conclusao ….
500 anos e estas mentes nada mudaram, antes pelo contrário, estão obrigando a gente a aceitar a cultura deles, que, como é sabido é o culto do “bate e foge”. E meus caros, podem crer, não haverá nunca volta a dar, pelos menos enquanto houverem “moralistas” que defendem a imoralidade e falta de respeito pelo seu semelhante por parte desta cultura.
Para essa atitude dos pais, não há raça nem cor ,,,, são pais que não sabem compreender que ser prof. , não é ser brinquedo
Para mim, existe uma solução para acabar com o abuso dessa gente. Bastava que sempre que qualquer das pessoas que recebessem o rendimento mínimo, tivessem uma queixa desta natureza ou outras parecidas nas autoridades, perdessem de imediato o direito ao rendimento, sem qualquer julgamento ou justificação medíocre, e iriamos ver se não iriam pensar primeiro antes de agir. Pois essa gente se quer viver na sociedade, tem de a respeitar como qualquer cidadão comum.
Gente sem educação espera se o quê?e não vai haver consequências porque o medo consegue dominar enfim gentalha ….
é tudo uma cambada de deficientes…..
Ou eu vivo num país diferente, ou então uns são filhos outros bastardos. Onde estava a pessoa que devia estar no portão da escola? De folga? Tomar cafezito? Na escola da minha filha, apesar de me conhecerem não me deixam entrar sem saber qual o motivo. E só depois de me darem um passe de entrada e abrirem o portão é que eu entro. Nesta escola também tem alunos de etnia cigana. Cumprem regras tal e qual como os outros país, e é uma escola pública. Claro que esta gente abusa, não impondo regras fazem o que querem e bem entendem. Mas convínhamos, um bom agrupamento escolar, e diretor de escola em condições também faz a diferença. Temos duas Secundárias e uma EB2, todas com o mesmo sistema. Já houve uma tentativa como essas numa das escolas, a policia foi chamada de imediato, o caso foi resolvido ali com a policia, e o garoto ainda foi para o carro a bofetada e pontapé pelo pai. Mas o fundamental é preciso haver uma segurança a funcionar em condições e façam as coisas sem alarmismo e o mais rápido possível.
Caro Carlos Monteiro, estou totalmente de acordo consigo! Estas minorias são um “cancro ” da nossa sociedade! Sou racista? Não, meu amigo! Sou contra todos aqueles que se auto-excluem de viver em conformidade social! Sejam eles ciganos, africanos, muçulmanos, brasileiros, ou da Europa de Leste, que vêm para aqui e para outros Países que os acolhem, dando-lhes uma nova oportunidade de vida e depois são por decisão própria e voluntária, uns inadaptados que só sabem espalhar por todo lado, a criminalidade e a insegurança! E ainda por cima, vejam só o cúmulo das ironias, recebem subsídios de rendimento mínimo e outras ajudas de inserção social, como por exemplo habitações novas e a estrear que em pouco tempo, ficam totalmente degradadas tal qual as barracas onde viviam antes!… Enquanto outros que se esforçam por levar uma vida séria, a trabalhar e a pagar os seus impostos, se quiserem uma casa, têm que a pagar! E se por qualquer motivo se atrasam na Renda ou não pagam os seus impostos a tempo e horas, são penhorados ou postos na rua sem contemplações!… Aquelas pessoas que só sabem pensar “cor de-rosa”, as tais que falam tanto nos direitos humanos e da Amnistia internacional, são os primeiros culpados da criminalidade dura e crua que grassa por esse mundo fora! Porque com todo o conforto e proteção que a Lei lhes dá, não têm qualquer respeito nem medo da Justiça! Porque “coitadinhos”, depois de roubarem, matarem e violarem, também têm os seus Direitos e devem ser tratados com humanismo e paciência! A essas pessoas que pensam assim, que são tão condescendentes e tolerantes, só desejo que nunca sintam na pele, as consequências de tais actos!…
S´0 no Cerco aconte disto, toda vida aquela gente reles agrediram professores.O que está lá a fazer a segurança á civil e a escola segura? è tudo uma fantochada..
E depois as pessoas ainda ficam chocadas com a existência de comentários racistas e descriminalização relativamente à etnia cigana. Meus caros, deixemo-nos de idealismo, basta olharmos para o histórico e verificar que estas pessoas são peritas em criar desacatos.
Então a menina era cigana!??? Os professores levam pancada de muitos “ciganos”. tais como ministros (Lurdes Rodrigues!!!, a pancadista mor!!!), pais, alunos, jornalistas, comentadores, DOUTOS em educação, capitães Granchos, presidentes de Camaras, etc etc, Tudo uma ciganada a dar pancada nos professores…. E é bem feito! Quem lhes manda a eles ensinar, contra a vontade dos aprendizes????
Como mãe não acho certo as agressões aos alunos como e passo a citar não é correcto mentir aos pais para seu belo prazer… eu no meu entender que é pouco acho que os telemóveis deviam ser confiscados durante as aulas e no fim do horário escolar devolvido aos alunos mas há pais que não mudam a maneira de pensar! Nós antigamente noutros belos tempos não tinhamos telemóvel para nada nunca precisamos agora os miudos têm tudo……..
Única solução… Extinguir essa raça… Ciganada!!!
Além de poluírem o nosso pais, ainda vivem de subsídios… Por mim morriam todos á fome….
ESSES COMENTARIOS SOBRE O RENDIMENTO MINIMO SAO SURREALMENTE ABSURDOS……NAO ESTÁ NADA,MAS NADA AKI NA NOTICIA SOBRE COMO SOBREVIVEM…NAO ENTENDO ESSES COMENTARIOS….REALMENTE VE SE MESMO KE SAO IGNORANTES. HÁ CIGANOS KE TRABALHAM……EU TRABALHO. VEEM COMO NAO SOMOS TODOS IGUAIS… É POR AÍ
Porque é que escolas nestes sitios problematicos não têm um agente de policia? Um empregado não resolve o problema ou se tenta impedir está tramado para o resto da vida. Bem fez o empregado ter fugido, se não tambem levava. A autora dessa façanha já está detida?
Santos Joanna P , Acho o teu comentario de baixo nivel ,e de uma frieza impressionante ,foste infeliz no teu comentario, quando desejas que um ser humano morra a fome ,isso nao podia ser aplicado a um animal imagina a um ser humano , independente de raca ,cor ,classe social ,todos teem direito a vida ,acho que o problema aqui foi uma agressao a uma professora coisa que nao concordo em hipotse alguma ,mas todos os dias escutamos no noticiario violencias parecidas ,e nao sao ciganos ,sao mesmo portugueses isso virou moda ,sempre ouvi falar que o respeito mantem a moral ,coisa que hoje existe em poucos lares , da para ver que nunca tiveste dificuldades senao pensavas diferente ….preconceito ,e feio ,racismo e crime …..
Era muito simples de resolver tirando os k andam no gamanço são vendedores ambulantes em feiras e mercados se todos nós não lhes comprasse mos NADA durante uns tempos vocês iriam ver se eles não pensavam duas vezes em não tratar mal kem lhes dá dinheiro a ganhar…
La pela aluna ser cigana não há direito nenhum a ser agrdida pela professora, a história podia estar mais bem exclarecida, sou contra que as qualquer tipo de violencia,as escolas teem portão ,fechaduras , como entraram? Pela chaminé? Como o pai natal?
No meu tempo até levei reguadas nas mãos e só me lembro de os meus pais dizerem se levas te foi pk mereces te… hoje em dia é o ke faz falta a mtas crianças para terem educação e respeito , por isso é ke os meninos e meninas de hoje em dia até já mandao calar , batem , e mts até ja os tentaram matar com veneno os propios pais , nao respeitao as ordens dos professores. e quantas vezes já foram os casos de professores a serem agredidos verbalmente e fisicamente por alunos? nao tem respeito nenhum por ninguém, mandão nos calar , exigem tudo e mais alguma coisa só querem é fazer o ke lhes apetece nao aceitam as ordens dos mais velhos e dos ke sabem , nao kerem saber de onde vem o dinheiro ou se os pais o teem , só sabem exigir tudo pk sim, pk estao mal habituados ,mts deles ate fazem chantagem para conseguir o ke kerem , só comem o ke gostam , só vestem o ke kerem , mts faltam as aulas para andar em más companhias e a fazer o ke kerem … e de kem é a culpa??? nossa principalmente nossa pk começamos nós tambem a exigir o ke penssavamos ser o mais corrercto.. a verdade é ke ja é um descalabro… antigamente tinha se pouco, pouco ke comer , pouco com ke brincar , pouca liberdade , e mta porradinha , isso era com fartura … hoje em dia já temos mto ke comer , brinquedos é o ke os pais nao deixam faltar telemoveis de ultima geraçao e a liberdade é toda ,( é tudo mto normal, tao normal , ke hoje em dia meninas de 12 e 14 anos ja saem ha noite, ja teem namorados e mtas delas acabam por ser violadas ou deixadas bebedas na rua pelos proprios amigos ) e porradinha quando é preciso?? NADA pk agora ate somos acusados de dar maus tratos se dermos umas palmadas bem merecidas aos nossos filhos … mas isto por culpa nossa pk lhes queremos dar de tudo o ke nao tivemos e poupa los ao sofrimento seja de nao ter o ke comer , seja de nao ter roupinha de marca ,seja de nao ir dormir a casa das amigas fazer a festa do pijama ,SEJA DE LEVAR UMAS BOAS PALMADAS no rabo quando forem merecidas … por isso e por mto mais erros ke cometemos dia a dia , e pelas merdas de leis ke por nós foram exigidas e criadas as crianças cada vez se tornam mais mal educadas , sem vergonha , e mentirosas , só para atingirem o fim ke kerem . A CULPA NAO É DELAS É DA EDUCAÇÃO QUE LHES DAMOS EM CASA , ou não… ( e isso nao tem a ver com a etnia da pessoas , nao venham agora dizer ke é por serem de etnia cigana, ke nao tem nada a ver , quantos casos existem assim e nao são ciganos , sao tugas mesmo?! pois é …
Minha querida Ana Morais trabalha em quê? Não me parece….
Estas situações são fáceis de resolver, vejamos, até á uns anos atrás, nenhum pai deixou de ser contactado pela escola se caso algo de grave acontecesse, pois bem, bastava que as escolas inibissem os sinais de telemóvel durante o período de aulas, é uma situação perfeitamente possível e que se poderá colocar do lado da prevenção, e note-se, eu também sou pai, e de um aluno que é insulinodependente, portanto não me choca esta situação, os alunos não necessitam do telemóvel ligado nas aulas, nem os professores ou outros funcionários, logo se quiserem falar ou dar recados a alguém, aguardam pelo intervalo. Assunto resolvido, haja vontade de o resolver. Vítor Ferreira – Maia.