Qual o açúcar mais saudável?

19 Abril, 2018

Parece dificil viver uma vida sem açucar mas também não é preciso fazê-lo. É preciso sim optar por melhores açucares e consumi-los com moderação.

O açúcar refinado é considerado um vilão da alimentação, mas há outros tipos que são mais saudáveis. A nutricionista Luna Azevedo explica a diferença entre eles e diz qual é o melhor

O açúcar refinado vem sendo visto como um vilão da alimentação há tempos por vários motivos. Segundo a nutricionista Luna Azevedo, que atende famosas como Yasmin Brunet, o ingrediente tem o poder de viciar.” O processo de refino da cana de açúcar transforma o açúcar numa substância viciante devido à sensação de bem estar, energia rápida e prazer. Mas esses efeitos são curtos em duração, então em pouco tempo a pessoa procurará uma nova fonte de açúcar.”

O efeito do açúcar branco pode ser nocivo ao corpo. “O questionamento sobre o uso do açúcar envolve a qualidade do produto, que exige uma série de processos químicos desde que a cana é retirada até a conclusão do processo de refino. Assim, ele diminui a abosorção de cálcio e magnésio no organismo”, explicou. “Quando consumido em excesso, ele é um dos principais causadores do aumento da obesidade e de doenças como o diabetes. Além do mais, ingerir grandes quantidades de açúcar pode dificultar a comunicação entre os neurônios e deixar o cérebro lento, dificultando a aprendizagem e a memória, segundo pesquisadores da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles).”
[adinserter block=”6″]
A boa notícia é que é possível substituir o açúcar branco. O açúcar de coco, mascavo, demerara e o melado são algumas opções mais saudáveis e podem ser usadas para adoçar bebidas, comidas e preparar doces. Pedimos que a nutricionista explicasse a diferença entre eles e indicasse os melhores. Mas ela ressalta que os ingredientes para adoçar, no geral, não podem ser usados aleatoriamente e em grandes quantidades. “Em suma, a melhor opção sempre será acostumar o paladar com o doce natural da fruta. Evitem ao máximo adoçar.” É sempre importante consultar um especialista para atender às suas necessidades.

Açúcar de coco: Depois do óleo de coco, o açúcar de coco foi apontado como mais um ingrediente saudável. Luna afirma que ele é considerado o açúcar mais saudável do mundo por sua composição nutricional superior a de qualquer outro tipo. “O ingrediente contém zinco e diversos minerais, flavonóides e antioxidantes.” Ele também é o menos calórico de todos, mas a nutricionista diz que é mais importante considerar os nutrientes e o índice glicêmico. Neste caso, o açúcar de coco também é a melhor opção. “O que faz dele realmente especial é o seu baixo índice glicêmico – menor do que o do mel e muito menor do que o do açúcar branco.”

[adinserter block=”6″]

Mascavo: “Açúcar mascavo é o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como ele não passa pela etapa de refinamento, conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais.” O gosto do mascavo é bem parecido com o do caldo de cana, o que pode desagradar a algumas pessoas.

Demerara: “Um dos tipos mais caros, o açúcar demerara passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seu grão é marrom claro e tem valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.”

Melado: O melado também é uma opção mais nutritiva para adoçar, de acordo com a nutricionista. O líquido xaroposo é obtido pela evaporação do caldo de cana ou a partir da rapadura. “Ele contém nutrientes como cálcio, fósforo e ferro”, explica Luna. O melado é indicado inclusive para os veganos, já que eles não consomem mel.

Caso ainda assim pretenda reduzir ao máximo o consumo de açucares, recomendamos o uso da stevia. Veja aqui mais informação sobre a stevia e outros “adoçantes”.