Inchaço no pulso: tem certeza de que sabe o que significa?

19 Junho, 2017

(Última atualização em 29 Novembro, 2019)

Quando lesões ou inchaços aparecem nas nossas palmas, pulsos ou dedos, tendemos a culpá-los por lesões, picadas de insetos ou “blisters” induzidos pelo trabalho. No entanto, tais sintomas podem ser uma indicação de maiores problemas de saúde.

A ciência médica chama a isso de higroma (cisto ganglionar) do pulso. É uma formação benigna que assume a forma de uma cápsula ou um cisto. Poucas pessoas sabem que tais solavancos não são apenas um defeito estético: eles podem representar uma ameaça real para o seu bem-estar.

Onde pode aparecer

Na maioria das vezes, o inchaço aparece no pulso e pode sentir tenso ou suave ao toque. Mas, em casos raros, também pode desenvolver-se nos seguintes pontos:

-Na superfície da palma – no centro ou mais perto do polegar;

-Na superfície interna dos dedos – na região da falange ou na articulação.

Razões para aparecer

Os motivos para a aparência do cisto nem sempre são fáceis de determinar. Mas existem vários fatores primários conhecidos pela medicina moderna:

-Fraqueza inerente no aparelho osseo-articular;
-Uma lesão recente, entorse ou fratura óssea incorretamente cicatrizada;
-Doenças degenerativas das articulações e inflamação dos tecidos moles do pulso;
-Movimentos de pulso repetitivos prolongados (um fator comum entre músicos, costureiras e aqueles que trabalham muito no computador).

Sintomas

Normalmente, o inchaço parece formar-se sem nenhum motivo aparente. A taxa de crescimento do inchaço é variável. Às vezes, pode permanecer inalterada por vários anos enquanto, noutros casos, a lesão pode aumentar dramaticamente de tamanho em apenas alguns dias.A aparência do inchaço é acompanhada dos seguintes sintomas:

-Dificuldades no movimento das articulações ao flexionar os dedos ou os pulsos;
-A pele fica vermelha e começa a descascar;
-Dor devido à irritação dos tecidos circundantes;
-Aumento ou diminuição da sensibilidade da pele causada pelo fato de que o inchaço em crescimento exerce pressão sobre os vasos sanguíneos e terminações nervosas.

Diagnóstico

Mesmo que não haja risco de que o inchaço se desenvolva num tumor maligno, não deve adiar uma visita ao médico. Geralmente, o diagnóstico de higroma não apresenta dificuldades devido à natureza reveladora dos sintomas. Recomendamos que consulte um cirurgião ou um podólogo para determinar a causa da doença e tomar medidas para receber tratamento efetivo.