Se o dia que se inicia está previsto ser bastante activo e cansativo, seja por entrevista, cumprimento de prazos ou afins, deixamos a receita da dietista Lauren Schmitt.
De acordo com Lauren, tudo começa na cozinha para um bom dia. Alguns alimentos ao pequeno-almoço aumentarão a energia mental para enfrentar melhor o dia.
Uma combinação é necessária ao pequeno-almoço. Assim, criando uma refeição com o equilíbrio correcto entre os ácidos gordos essenciais e proteínas, também carboidratos complexos e fibra, e está-se bem encaminhado para um dia pleno de energias.
Então, o que é um pequeno-almoço ideal? Um refeição tão simples quanto poderosa.
Um exemplo, valida a dietista, seria iogurte grego para as proteínas, alguma aveia ou cereais de elevado teor em fibra. Acrescente-se algumas sementes de linhaça e é um óptimo começo. A adição de algumas bagas como antioxidantes torná-lo-ia ainda mais benéfico. Cada elemento neste pequeno-almoço tem um importante papel no foco e atenção que se manterá ao longo do dia, acrescenta Schmitt.
O antioxidante reduzirá a inflamação, que pode causar algum ‘nevoeiro mental’. Os carboidratos demoram mais tempo a digerir, como tal vão libertando energia lentamente ao longo do dia, em oposição aos metabolicamente velozes açúcares. As gorduras são excelentes para que os impulsos nervosos continuem a ‘picar’ o cérebro.
Para algo mais substancial, Lauren sugere uma sanduíche. Uns bolos de trigo, pão integral com ovos e abacate. Se quiser ainda mais benefícios opte pelos ovos com gorduras omega-3.