Médicos advertem que dormir fora de um berço pode causar Plagiocefalia Posicional em bebés!

3 Março, 2017

Existem alguns tópicos que desencadeiam um debate tão rapidamente quanto os métodos parentais.

Há imensas escolas onde podemos encontrar de tudo… desde co facto de colocarem os meninos a dormir até aquelas escolas que deixam os filhos irem embora para casa sozinhos.

Há uma abundância de outras questões parentais que ainda voam sob o radar seja por que motivo for. Tais como por exemplo a forma como você deita os seus bebés?

O sono é, afinal, uma das experiências formativas da vida de todos nós, e o sono é especialmente importante em recém-nascidos e bebés sempre cansados de uma vida de aprendizagem imensa que eles levam todos os dias.

Como o bebé dorme no início pode ter um enorme efeito sobre o seu desenvolvimento à medida que envelhecem, especialmente o lado físico das coisas.

Leia abaixo para saber mais sobre os riscos físicos de colocar um bebé a dormir na posição errada.

Quando um bebé nasce no hospital, eles entram em cestos de hospital como se fosse uma caixa, acolchoados. Estas estruturas plásticas não são exatamente aconchegantes.

No final de contas, um berço básico com um simples colchão no fundo é aquilo que é mais usado para os bebés adormecerem não é mesmo?

De acordo com o thebump.com, bebés, especialmente recém-nascidos, devem ser sempre colocados a dormir de costas, numa superfície bastante firme.

[adinserter block=”8″]

Os médicos também afirmam que não deveria haver nada no berço com o bebé para além do colchão. Estamos a falar de cobertores, travesseiras, animais e bonecos.

Quando o bebé dorme de costas e sem esses outros objetos  macio está mais protegidos da sufocação e Síndrome de morte súbita infantil.

A configuração básica da cama de bebé e as informações relacionadas a Síndrome de morte súbita infantil é de conhecimento comum para a maioria dos pais, mas há uma outra razão importante que os bebés devem dormir de costas em berços ou berços semelhantes.

Os bebés nascem com um “ponto fraco”, chamado fontanela. Normalmente, esse “ponto fraco” (fontanela) sela com os ossos na cabeça do bebé e vai se aproximando.

Idealmente, o crânio é totalmente formado em 18 meses, e tem uma forma naturalmente arredondada.

No entanto, para que um crânio arredondado forme naturalmente, o bebé tem que ser capaz de mover livremente a sua cabeça enquanto os músculos do pescoço também vão se desenvolvendo ao mesmo tempo.

Dormir numa superfície lisa é benéfico para o bebé pois que ele consiga mudar de posição ao longo de um ciclo de sono. Irá também melhorar a força do pescoço e músculos das costas.

[adinserter block=”8″]

Cadeiras que baloiçam e assentos para o carro podem fazer maravilhas para meter os bebés a dormir, é verdade porque os bebés então apoiados e em segurança.

Dito isto, os bebés não devem dormir nestes espaços, porque eles mantêm a cabeça no lugar, o que impede os bebés de mover as cabeças naturalmente durante os ciclos de sono.

Pode levar a uma condição chamada de Plagiocefalia Posicional, ou também conhecido como Síndrome de cabeça achatada, onde a fontanela fecha numa forma achatada ou mais enviesada.

Esta condição geralmente pode ser remediada se for detetada suficientemente cedo.

Bebés jovens podem simplesmente ser colocados em lugares onde possam mover mais livremente tanto a cabeça como o pescoço e, posteriormente, a forma do crânio deve se adaptar naturalmente e por conta própria.

Quanto aos bebés mais velhos, cujos ossos já são mais ajustados ao lugar, eles podem precisar de usar capacetes de modelagem para retornar a cabeça para uma forma mais arredondada.

Também temos que ser sinceros quanto a isso, não há problema de deixar um bebé a dormir por algumas horas num assento de um carro… apenas certifique-se de mover o bebé para o berço assim que eles adormeçam. Dessa forma, o crânio, que ainda está em crescimento, só vai ter benefícios.