Cientistas australianos encontraram a semente de uma planta tropical que tem o potencial de curar o cancro. Ela seria capaz de destruir tumores no cérebro, pescoço, cólon e cancro de pele.
O fruto é encontrado nas florestas tropicais a norte de Queensland, na Austrália, em uma árvore chamada Blushwood.
A descoberta é de Cientistas do QIMR, Berghofer Medical Research Institute.
O estudo, publicado este mês na Plos One – é liderado por Glen Boyle, do QIMR.
Ele conseguiu extrair um composto, a partir das sementes do fruto da árvore Blushwood, conhecido como EBC-46.
A pesquisa feita em modelos ‘in vitro’ e em animais revelou que basta uma injeção do composto EBC-46 para conseguir o colapso rápido de tumores encontrados em humanos.
“Conseguimos alcançar grandes resultados com a injeção do EBC-46 diretamente em modelos de melanoma [tumor da pele], bem como em modelos tumores cerebrais, no pescoço e no cólon”, explica Boyle no comunicado emitido pela QIMR.
4 horas
Na maioria dos casos, o tratamento de injeção única causou a destruição das células cancerígenas em apenas quatro horas, através de uma resposta celular que corta o fornecimento de sangue ao tumor.
Segundo Glen Boyle, “em mais de 70% dos casos pré-clínicos, a cura foi de longa duração, com pouca reincidência durante um período de doze meses”.
A substância está sendo usada, com sucesso, no tratamento de tumores malignos em animais – cães, gatos e cavalos -, nos EUA e na Austrália.
No comunicado o pesquisador diz que o tratamento só pode ser usado em tumores cutâneos, ou diretamente injetáveis.
Os testes do EBC-46 em humanos deverão começar em breve.