Costuma-se dizer que os chineses inventam tudo pois estamos habituados a generalizar. No entanto o que normalmente acontece é que tecnologia de origem asiática normalmente não é inventada na china. Pode lá ser fabricada devido ao baixo custo com trabalhadores mas a invenção propriamente dita não.
Neste caso, a Coreia do Sul “criou” autocarros elétricos que se alimentam de energia vinda do asfalto. Na verdade isto já existe à algum tempo mas apenas em teoria ou em laboratório sendo que é na Coreia do Sul que esta tecnologia ganhou recentemente vida.
Criado pelo Instituto Sul-Coreano de Ciência e Tecnologia, o KAIST, o sistema utiliza cabos subterraneos para criar um campo magnético, a partir do qual o veículo pode captar a energia necessária para funcionar. Chamado de OLEV (Online Electric Vehicle), o projeto dispensa o uso das pesadas baterias nos autocarros, além de poupar o tempo geralmente utilizado para recarregá-las, que pode chegar a 10 horas.
Bato palmas a tudo o que seja tecnologia amiga do ambiente e neste caso é mesmo de bater palmas porque para além de ser amiga do ambiente irá proporcionar um custo muito mais baixo a quem utiliza transportes públicos. Resta esperar a ver se os nossos “comandantes” decidem fazer o mesmo cá por Portugal!